Já tem uma conta?

Translate this blog

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons nas seguintes condições: você pode copiar, distribuir e utilizar livremente, desde que cite a autoria com link para o artigo neste blog, não o utilize com finalidade comercial e não faça modificações no conteúdo.

01 outubro 2008

O método de estudo bíblico de A. W. Pink

"Nos meus primeiros anos eu assiduamente segui este triplo caminho:
  • Em primeiro lugar, eu lia toda a Bíblia três vezes por ano (oito capítulos do Antigo Testamento, e dois do Novo Testamento diariamente). Eu constantemente perseverei nisso durante dez anos, a fim de me familiarizar com o conteúdo, que só pode ser alcançado através de consecutivas leituras.
  • Em segundo lugar, eu estudei uma porção da Bíblia a cada semana, concentrando-me por dez minutos (ou mais) todo dia na mesma passagem, pensando na ordem dela, na ligação entre cada afirmação, buscando uma definição dos termos importantes, olhando todas as referências marginais, procurando seu significado típico.
  • Terceiro, eu meditei sobre um versículo a cada dia, escrevendo-o sobre um pedaço de papel na parte da manhã, memorizando-o, consultando-o em alguns momentos ao longo do dia; pensando separadamente em cada palavra, pedindo a Deus para revelar para mim o seu significado espiritual e para escrevê-la no meu coração. O versículo era o meu alimento para aquele dia. Meditação é para a leitura como a mastigação é para o comer.
Quanto mais alguém seguir o método acima mais deve ser capaz de dizer:

‘A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho' Sl 119: 105’"

- A. W. Pink, em Reformed Voices
Traduzido e publicado originalmente por: Vinícius Pimentel

6 comentários:

(-V-) disse...

É. Só preciso por em prática agora.

Vitor Grando disse...

Eita... Tô precisando ler mais a Bíblia!

Blog do Jordanny Silva disse...

É, meu amado, parece que o inimigo conseguiu, com grande eficácia, roubar o nosso tempo para aplicarmos ao conhecimento acerca da Verdade que liberta. Leio a Bíblia diariamente, mas ainda assim, percebo o quanto sou falho na busca do conhecimento de Deus. Deus nos conceda graça para nos dedicarmos mais ao estudo de sua palavra.

Ótimo artimo meu amado irmão.

Jordanny Silva

Ednaldo disse...

Paz Clóvis,

Quero saber uma coisa, vi que leste o livro do C.C.Ryrie "Como pregar Doutrinas Bíblicas", tenho dúvidas se devo comprar este livro, pois o autor é dispensacionalista, você me indica a leitura do mesmo?

Em Cristo,

Ednaldo.

Clóvis disse...

Ednaldo,

Ryre é de fato dispensacionalista, o que de forma alguma o desrecomenda como um escritor que merece ser lido. Pelo contrário, mesmo em seu livro sobre o dispensacionalismo, ele faz uma defesa bem argumentada.

Quanto ao livro, apesar de "fininho" é excelente. Fique sossegado, ele não trata a questão sobre o viés dispensacionalista. O tema dele é a importância e a forma como expor doutrinas bíblicas no sermão.

Com certeza merece ser comprado e lido, apesar de eu ter ficado com um gostinho de quero mais na boca.

Viamão é de Jesus disse...

Muito interessante a enfase da Palavra + Palavra, o caminho é fantástico, só falta eu me organizar melhor pra fazer uma leitura exaustiva a este ponto, mas eu chego lá.

Postar um comentário

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.