Já tem uma conta?

Translate this blog

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons nas seguintes condições: você pode copiar, distribuir e utilizar livremente, desde que cite a autoria com link para o artigo neste blog, não o utilize com finalidade comercial e não faça modificações no conteúdo.

12 novembro 2008

Sobre moderação de comentários


Aqueles que honram minhas postagens com seus comentários talvez tenham percebido que eu configurei os mesmos para serem postados sem moderação prévia. Faço um rápido esclarecimento do que me levou a isso e dos riscos a que me exponho.

Tenho por hábito comentar as postagens dos blogs que acompanho. Às concordo e reforço o que foi escrito, outras eu discordo e apresento minhas razões para tal. E tenho observado que os autores de alguns blogs são bastante "seletivos" nos comentários que publicam. Isso me é confirmado por outros que se queixam que também foram "podados" por discordarem do post. Isso para mim se tornou tão comum, que costumo guardar uma cópia de cada comentário que faço em certos blogs, para "não perder a idéia".

Não preciso dizer que considero essa atitude lamentável, principalmente se nosso interesse é a verdade. A Bíblia diz que "nada podemos contra a verdade, senão pela verdade" (2Co 13:8). Então, por que temer que argumentos contrários sejam apresentados, se ao final a verdade prevalecerá?

Por isso e para que ninguém pense que os comentários postados no Cinco Solas são filtrados e que idéias contrárias ao que aqui é defendido não são bem vindas, decidi desativar a moderação prévia de comentários. Todo comentário será imediatamente publicado.

Claro que há alguns riscos. Entre eles, está de que alguém utilize o recurso para ofender pessoas, usar palavras torpes, fazer propagandas, etc. Por isso conto com sua compreensão caso perceba algum comentário inapropriado. Assim que o identificar, farei a moderação, sempre com a justificativa em caso de exclusão.

Finalmente, alguém pode dizer que se a pessoa é dona de um blog, ela tem o direito de publicar apenas o que lhe interessará. Está certo, este é um direito dado pelo sistema Blogger. Mas não acredito que seja intelectualmente honesto alguém se utilizar de seleção de dados para fazer valer a sua tese. Essa é minha opinião.

14 comentários:

Roger disse...

é isso aí, Clóvis!
Minha sugestão é que tires também a palavra de verificação...

Clóvis disse...

Roger,

Eu bem que gostaria. Mas quando eu não tinha essa palavra, às vezes spammer publicavam comentários em lote, sempre com links para visitar páginas suspeitas.

Na verdade, sempre que tenho que digitar palavras de verificação acho incômodo, mas infelizmente é um mal necessário. E não implica e censura prévia, apenas dá um trabalhinho a mais.

Mas gostaria de ouvir os que não utilizam palavra de verificação em seus blogs, se tem tido problemas com spammer. E posso reconsiderar esta minha decisão.

Em Cristo,

Clóvis

Ednaldo disse...

Clóvis, a Paz.

Muito bem colocado, mas no teu caso podia deixar a moderação, pois não tens medo de ser confrontado, como alguns irmãos em Cristo.

Deixa a verificação, evita problemas, mas que é chato é.

Ednaldo

(-V-) disse...

Paz Clóvis,

Pois é, não é com o Blooger que prestaremos contas. :P

Deixa as letras de verificação senão pode vir muito spam mesmo.

Abraços
Vini

Junior disse...

Clóvis!

Boa iniciativa. Apesar do Reflexões do Reino ainda ter a moderação dos comentários, acho válida a idéia e o esclarecimento.
Sobre salvar os comentários para não perder o fio da meada, já fiz muito isso..rsrs. Pena que o editor do tal blog quase sempre não os publicava, então cansei.

Graça e Paz,
Junior

Calvin D'Stela disse...

Ednaldo,

De fato, não temo o confronto. O que temo é estar errado em alguma coisa e não ser confrontado, permanecendo no erro.

Quem usa a prática de só postar comentários favoráveis, acaba por desestimular a participação de quem poderia apontar-lhe um erro. Quem perde é a própria pessoa.

Em Cristo,

Clóvis

Clóvis disse...

Vini,

De fato, a quem interessa evitar o confronto de idéias, para que brilhe a luz da verdade?

Já vi conselhos do tipo "não leia Cinco Solas, leia a Bíblia"...

Pode?

Em Cristo,

Clóvis

Clóvis disse...

Junior,

Infelizmente, a minha experiência não é apenas com um editor de blog. Por outro lado, tenho que destacar outros que procedem de maneira exemplar.

Não prejulgo quem deixa os seus comentários moderados. Mas condeno os critérios adotados por uns e outros: "se me apoia, publico; se não me apoia, ignoro".

Em Cristo,

Clóvis

james disse...

Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, irmão Clóvis.

Infeliz é esta realidade dos fracos que, utilizam da "moderação" para seus fins, pois, quem assim pratica nada mais faz do que, querer ter seus interesses inalterados, bem como, por alguns a exibição de comentários somente de seus mais chegados...

Em nosso blog, também não temos as "letrinhas", não censuramos, entretanto, não aceitamos "anônimos"...

Mas é plausível vossa atitude, que através de seu exemplo, seja dado fim às censuras aos comentários cristãos!

Fraternalmente.
James.
www.jesusmaioramor.blogspot.com

Clóvis disse...

James,

Obrigado de verdade pela sua visita e pelos seu comentário.

A questão do comentário anônimo também é uma coisa a ser considerada. A CF garante a liberdade de expressão "vedado o anonimato".

Porém, se a pessoa colocou suas idéias de forma educada, não vejo problema em deixar o comentário. Afinal, me interessa mais o que a pessoa pensa do que o nome dela.

Mas é verdade que alguns se escondem atrás do anonimato para ofender os outros.

Em Cristo,

Clóvis

claudio disse...

Clóvis,

Discordo de você. Até porque o dono de um blog tem sim o direito de publicar ou não os comentários. Nem todos os blogueiros postam para debater. Alguns postam porque querem postar, e não propriamente para debater. É o caso de alguns renomados blogueiros da grande rede. Até porque eles podem não ter tempo para ficar debatendo.

claudio

Clóvis disse...

Claudio,

O que você pensaria a meu respeito se eu vetasse esse seu comentário?

Quanto ao direito de publicar ou não um comentário, isso é indiscutível. Está assegurado pelas funcionalidades do sistema Blogger. Não é este o ponto.

Sei de algumas pessoas que não querem debater, apenas colocar as suas idéias na rede. Respeito isso e não vejo problema algum. Mas este também não é o ponto.

O ponto a que me referi é a pessoa provocar o debate através de suas postagens, abrir o seu texto ao debate e filtrar os comentários, publicando apenas aqueles que lhe são favoráveis.

Mas é um direito delas. Um direito do qual abro mão e ficaria constrangido se dele me aproveitasse.

Em Cristo,

Clóvis

jslsan disse...

Olá, Clóvis, descobri seu blog e estou sendo muito abençoado, gostaria de saber como faço para ter contato com você além desse espaço, tipo email.

Jslsan.

Clóvis disse...

Jslsan,

Paz seja contigo.

Obrigado pela sua visita. Sou encontrável no email clovisjose@gmail.com.

Em Cristo,

Clóvis

Postar um comentário

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.