Já tem uma conta?

Translate this blog

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons nas seguintes condições: você pode copiar, distribuir e utilizar livremente, desde que cite a autoria com link para o artigo neste blog, não o utilize com finalidade comercial e não faça modificações no conteúdo.

03 janeiro 2009

O Catecismo de Heidelberg

O Catecismo de Heidelberg é um dos mais importantes documentos produzidos pelos cristãos reformados. Apesar de ser um documento oficial da Igreja Reformada Alemã é a mais ecumência das declarações produzidas pelos protestantes reformados. Redigido por Caspar Oliviano e Zacarias Ursinos a pedido de Frederico III, foi adotado oficialmente em 19 de fevereiro de 1563.

O seu conteúdo é uma exposição, na forma tradicional de perguntas e respostas dos catecismos, do Credo dos Apóstolos, dos Sacramentos, dos Dez Mandamentos e do Pai Nosso. Na sua estrutura interna, segue o plano da Epístola aos Romanos: o pecado e a miséria humana, a redenção em Cristo e a gratidão do homem expressas em obras e obediência. Era usado para instrução de jovens a ministros do evangelho.

Bullinger afirmava que "jamais foi composto um catecismo melhor", Karl Barth dizia que "o Catecismo de Heidelberg é um documento que oferece o conhecimento evangélico comum... caracteriza o sentido positivo da Reforma" e Alderi de Souza Mattos escreveu que ele "tem sido uma fonte de conforto, encorajamento e alimento espiritual para muitas gerações de cristãos em vários continentes. Ele não só tem proporcionado inspiração a homens e mulheres que enfrentam pressões externas e lutas interiores, mas também tem sido um poderoso incentivo ao diálogo e à aceitação mútua entre diferentes grupos e tradições cristãs".

Neste ano de 2009, a partir de amanhã e sempre aos domingos, o Cinco Solas trará as perguntas e respostas do Catecismo de Heidelberg, para conhecimento, estudo, edificação e comentários dos freqüentadores deste espaço.

Comece seu estudo do Catecismo de Heldelberg, clicando aqui.

1 comentários:

Pr. Lourival Nascimento disse...

Clovis,
Começar o ano de 2009 aprendendo mais no catecismo de Heildelberg é um privilégio; ainda mais pela cooperação edificante de irmãos que acompanham este blog.
Obrigado.

Soli deo Gloria!!

Lourival Nascimento

Postar um comentário

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.