Já tem uma conta?

Translate this blog

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons nas seguintes condições: você pode copiar, distribuir e utilizar livremente, desde que cite a autoria com link para o artigo neste blog, não o utilize com finalidade comercial e não faça modificações no conteúdo.

18 fevereiro 2009

Retete formalista?

Por mais contraditório que seja, o reteté é uma espécie de formalismo! Sim, formalismo puro! Os cultos do reteté são tão previsíveis, que você verá as mesmas manifestações bizarras em Manaus ou Porto Alegre. Nesses “cultos” você ouvirá os mesmo clichês, as mesmas formas de pregação, os mesmos temas e até a mesma indumentária dos pregadores. É um imitando o outro, pessoas que negam sua personalidade.

Gutierres Siqueira
In: Formalismo, mero formalismo

8 comentários:

Gleison Elias Pereira disse...

A Paz do Senhor Jesus Cristo!

Recebi recentemente com alegria o selo ‘Olha que Blog Maneiro’. E como uma das regras após recebê-lo, eu teria que indicar outros 10 blogs da minha preferência para que fossem agraciados com o mesmo selo. Daí, estou passando para dizer que indiquei o seu blog para receber este mesmo selo.
Assim, caso você queira, o selo e as regras estão no meu blog.
Que o Senhor Jesus continue te abençoando!
Um abraço.

Pensamentos diários sobre a vida Cristã disse...

Ola A todos

encontrei um site com uma proposta muito interessante sobre internet TV.

Vamos aceitar ou reagir?

Assistam ao vídeo no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=zuN0JUAGV6o

A Paz

Carlos Duarte

Aldair R. Rios disse...

O duro que é mesmo Uai...heheheheheh me lembro que alguns meses atrás fomos convidados para louvar ao Senhor numa cidade do interior de Minas...Na hora da pregação, tive a infelicidade de ouvir o pregador dizer que o negócio dele já era ir logo pro (reteté) dando a entender que pouco importava o que ia ser dito o importante era "Deus" operar"
Chegou a rotular irmãos que não entraram no seu "mistério" de "etiquetados" ou "crentes de "etiqueta" indiretamente é claro...
Enfim meu irmão o négócio é sério.

"Oh! meu Deus reaviva tua igreja de novo, faz a chama arder neste povo, começando em meu coração"

Soli deo gloria

Clóvis disse...

Aldair,

Sou do meio pentecostal, graças. Então vivo bem esse negócio de "ter que levantar as mãos", dizer "glória Deus" e etc, sob pena de parecer frio.

Se formalismo é seguir uma forma pré-estabelecida da qual não se pode fugir, então o culto pentecostal tende a ser formalista. Por outro lado, esse negócio de retetê, então, é tudo muito parecido. E pior: parecido inclusive com rituais de terreiros... é, já comparei uns videos no YouTube sobre isso, e se não fosse pelas vestes não se distinguia um de outro.

Misericórdia!

Em Cristo,

Angel... disse...

A paz amados,bom dia !

Eu venho do espiritismo, e fico demasiadamente triste, quando vejo esses "retetés" dentro das chamadas igrejas do Senhor, eu dou glórias, aleluas, adorando e glorifacando ao meu Deus com amor e fervor nos cultos, mas não aceito esse tipo de unção e poder reteté nunca, me descupem aqueles que gostam mas,... mais parece com o centro de macumba que eu frequentava quando menina, então se o Senhor me libertou, me fez nova criatura, eu não quero jamais voltar a fazer esses tipos de rituais, meu Deus não gostaria eu sei disso, em romanos 12 diz que apresentemos nosso corpo em sacrifício vivo, santo, e agradavel a Deus que é o nosso culto racional, e pra mim esse tipo de culto, ou ritual não é racional. Eu jamais participaria de um culto desse tipo, me levantaria e me retiraria desse lugar com certeza. "Sou etiquetada" então...kkkkkkkkk. Graças a Deus, hóo glórias aleluais ao meu Deus, que me libertou dos demônios dos rituais retetés.

Clóvis disse...

Angélica,

Concordo com você. Nosso culto deve ser racional.

Em Cristo,

Lúcio Cardoso disse...

Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus seja convosco.
Aqui na Bahia, onde o candomblé e o sincretismo religioso são muito influentes, essas manifestações ditas "do espírito" são muito comuns e me enchem de tristeza.
É preocupante ver o inimigo de nossas almas agindo de forma tão intensa na vida das pessoas dentro das igrejas e as afastando do principal dom que Nosso Senhor nos deixou,e que devemos perseguir, o AMOR.
Todos querem dons, mas poucos buscam os frutos do Espírito.
Que as misericórdias de Deus se renovem em nossas vidas, a cada amanhecer.
Abraços.

Clóvis disse...

Lúcio,

Realmente, a ênfase nos dons quando associada à negligência do fruto do Espírito pode levar a uma espiritualidade superficial, que impressiona pelo barulho mas produz resultados pífios na vida prática.

Em Cristo,

Clóvis

Postar um comentário

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.