Já tem uma conta?

Translate this blog

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons nas seguintes condições: você pode copiar, distribuir e utilizar livremente, desde que cite a autoria com link para o artigo neste blog, não o utilize com finalidade comercial e não faça modificações no conteúdo.

05 julho 2009

Catecismo de Heidelberg - Domingo 27

72. Então, a própria água do batismo é a purificação dos pecados?

R. Não (1) , pois somente o sangue de Jesus Cristo e o Espírito Santo nos purificam de todos os pecados (2).

(1) Mt 3:11; Ef 5:26; 1Pe 3:21. (2) 1Co 6:11; 1Jo 1:7.

73. Por que, então, o Espírito Santo chama o batismo "lavagem da regeneração" e "purificação dos pecados"?

R. É por motivo muito sério que Deus fala assim. Ele nos quer ensinar que nossos pecados são tirados pelo sangue e Espírito de Cristo assim como a sujeira do corpo é tirada por água (1). E, ainda mais, Ele nos quer assegurar por este divino sinal e garantia que somos lavados espiritualmente dos nossos pecados tão realmente como nosso corpo fica limpo com água (2).

(1) 1Co 6:11; Ap 1:5; Ap 7:14. (2) Mt 16:16; Gl 3:27.

74. As crianças pequenas devem ser batizadas?

R. Devem, sim, porque tanto as crianças como os adultos pertencem à aliança de Deus e à sua igreja (1). Também a elas como aos adultos são prometidos, no sangue de Cristo, a salvação do pecado e o Espírito Santo que produz a fé (2).

Por isso, as crianças, pelo batismo como sinal da aliança, devem ser incorporadas à igreja cristã e distinguidas dos filhos dos incrédulos (3). Na época do Antigo Testamento se fazia isto pela circuncisão (4). No Novo Testamento foi instituído o batismo, no lugar da circuncisão (5).

(1) Gn 17:7. (2) Sl 22:10; Is 44:1-3; Mt 19:14; At 2:39. (3) At 10:47. (4) Gn 17:14. (5) Cl 2:11,12.

Nota do Editor: Humildemente discordamos do Catecismo de Heidelberg na questão 74. Nosso entendimento é de que o batismo deve ser ministrado a quem faz confissão de fé, o que obviamente uma criança não pode fazer. Contudo, cremos que as crianças fazem parte da aliança de Deus.

5 comentários:

Helder Nozima disse...

Clóvis,

Vou dedicar um post a você no Reforma e Carisma sobre o assunto...afinal, a minha monografia (que está disponível em algum lugar no Monergismo antigo) foi exatamente sobre batismo infantil.

Helder.

Helder Nozima disse...

Clóvis,

Em sua homenagem: http://reformaecarisma.blogspot.com/2009/07/calvino-e-o-batismo-de-criancas.html

Clóvis disse...

Helder,

Obrigado pela homenagem... vou assimilá-la.

Clóvis

Helder Nozima disse...

Clóvis,

Mais uma pra você...meu complemento ao Calvino: http://bit.ly/S5LRG

Clóvis disse...

Helder,

Vou ler, pensar e se tiver argumentos, responder.

Em Cristo,

Clóvis

Postar um comentário

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.