Já tem uma conta?

Translate this blog

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons nas seguintes condições: você pode copiar, distribuir e utilizar livremente, desde que cite a autoria com link para o artigo neste blog, não o utilize com finalidade comercial e não faça modificações no conteúdo.

26 julho 2009

Catecismo de Heidelberg - Domingo 30

80. Que diferença há entre a ceia do Senhor e a missa do papa?

R. A ceia do Senhor nos testemunha que temos completo perdão de todos os nossos pecados, pelo único sacrifício de Jesus Cristo, que Ele mesmo, uma única vez, realizou na cruz (1) ; e também que, pelo Espírito Santo, somos incorporados a Cristo, que agora, com seu verdadeiro corpo, não está na terra mas no céu, à direita do Pai (3) e lá quer ser adorado por nós (4). A missa, porem, ensina que Cristo deve ser sacrificado todo dia, pelos sacerdotes na missa, em favor dos vivos e dos mortos, e que estes, sem a missa, não tem perdão dos pecados pelo sofrimento de Cristo; e também, que Cristo está corporalmente presente sob a forma de pão e vinho e, por isso, neles deve ser adorado. A missa, então, no fundo, não é outra coisa senão a negação do único sacrifício e sofrimento de Cristo e uma idolatria abominável (5).

(1) Mt 26:28; Lc 22:19,20; Jo 19:30; Hb 7:26,27; Hb 9:12; Hb 9:25-28; Hb 10:10,12,14. (2) 1Co 6:17; 1Co 10:16,17. (3) Jo 20:17; Cl 3:1; Hb 1:3; Hb 8:1,2. (4) At 7:55,56; Fp 3:20; Cl 3:1; 1Ts 1:10. (5) Hb 9:26; Hb 10:12,14.

81. Quem deve vir a santa ceia?

R. Aqueles que se aborrecem de si mesmos por causa dos seus pecados, mas confiam que estes lhes foram perdoados por amor de Cristo e que, também, as demais fraquezas são cobertas por seu sofrimento e sua morte; e que desejam, cada vez mais, fortalecer a fé e corrigir-se na vida. Mas os pecadores impenitentes e os hipócritas comem e bebem para sua própria condenação (1).

(1) 1Co 10:19-22; 1Co 11:28,29.

82. Podem vir a essa ceia também aqueles que, por sua confissão e vida, se mostram incrédulos e ímpios?

R. Não, porque assim é profanada a aliança de Deus e é provocada sua ira sobre toda a congregação (1). Por isso, a igreja cristã tem a obrigação, conforme o mandamento de Cristo e de seus apóstolos, de excluir tais pessoas, pelas chaves do reino dos céus, até que demonstrem arrependimento.

(1) Sl 50:16; Is 1:11-15; Is 66:3; Jr 7:21-23; 1Co 11:20,34.

5 comentários:

Paulo Sardinha. disse...

Clóvis,

não sei se você lembra de mim, mas, ainda estou esperando a sua resposta, lembra do meu comentario, sobre a questão da soberania divina em relação ao controle de tudo, se tiver como você responder até o final dessa próxima semana ficaria feliz, pois estou ancioso e minha alma se agita com isso - preciso saber - pois gosto muito de saber que Deus está no controle da minha salvação, só que tem outras coisas que eu não entendo, bem é isso, lembra do meu comentario lá, estou esperando, obrigado.

em Cristo,

Paulo

www.paulojuniodeoliveira.blogspot.com

Clóvis disse...

Paulo,

Respondi, acho que eu seu blog, que estava em viagem e que assim que voltasse estaria respondendo à sua pergunta. Acabei de chegar e pode ter certeza que responde-lo é uma prioridade para mim.

Em Cristo,

Clóvis

Paulo Sardinha. disse...

ok, obrigado, ah gostei muito do post sobre a SANTA CEIA, faz com que eu me alegre mais ainda por enxergar a realidade de meus pecados, mas de ter certeza que pela sacrifício de CRISTO estou perdoado.

graça e paz,
Paulo.

Clóvis disse...

Paulo,

Tentei responder à sua pergunta num post, que após uma revisão, será publicado esta noite.

Em Cristo,

Clóvis

Paulo Sardinha. disse...

ok, quando chegar de uma reuniao, lá para as dez horas da noite, eu olharei, obrigado, DEUS te abençoe,

abraços,

Paulo.

Postar um comentário

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.