Já tem uma conta?

Translate this blog

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons nas seguintes condições: você pode copiar, distribuir e utilizar livremente, desde que cite a autoria com link para o artigo neste blog, não o utilize com finalidade comercial e não faça modificações no conteúdo.

13 julho 2009

Superando as dificuldades da predestinação

A doutrina da predestinação é, sem sombra de dúvida, uma das mais complexas e difíceis de aceitar. Uma que ela tira todo chance de nos gloriarmos por alguma coisa em nossa salvação. Outra que ela parece comprometer o que pensamos ser a justiça divina. E, finalmente, porque Deus não revelou totalmente o mistério que envolve a eleição e a predestinação, e temos dificuldades em aceitar o que não compreendemos completamente.

O presbítero Solano Portela reconhece que a doutrina da predestinação não é um estudo fácil. Mas apresenta algumas sugestões que ajudam a superarmos essas dificuldades. Diz ele:
"Quando estudarmos a predestinação teremos, portanto, de estar cientes das dificuldades do estudo mas, se tivermos seriedade e humildade para aprender o que Deus nos revelar em sua palavra, devemos ter a disposição de considerar:

1. Os dados bíblicos – examinarmos o maior número possível de passagens.

2. A necessidade de não rejeitar os conceitos bíblicos simplesmente porque estes podem fugir à nossa compreensão, ou experiência, mas deixá-los permanecer em toda a sua objetividade e lógica transcendental, gradativamente, pela ação do Espírito, penetrando em nossas convicções.

3. O testemunho histórico da Igreja – ele não determina doutrina, mas o seu estudo é relevante para vermos como Deus tem guiado a sua igreja, e para discernirmos a diferença entre inovações – ventos de doutrina e as doutrinas verdadeiras provadas no cadinho do tempo e da história eclesiástica.

4. O fato de que, quanto mais aprendermos e exaltarmos a pessoa de Deus, mais cresceremos espiritualmente e mais chegaremos perto de nossa finalidade que é a de glorificarmos a ele, em todas as nossas ações.
Se você ainda não fez, recomendo que leia e considere com atenção o "Estudo Sobre Predestinação", disponível no site Solano Portela Net.

Em Cristo,

Clóvis

2 comentários:

Danilo Neves disse...

Clóvis, dá uma olhada neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=sXlxDLM_ODs

O Piper fez + um comentário interessante sobre predestinação.

Clóvis disse...

Danilo,

Já tinha assistido esse video. Mas a lembrança foi boa. Vou adicioná-lo à minha playlist.

Em Cristo,

Clovis

Postar um comentário

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.