Já tem uma conta?

Translate this blog

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons nas seguintes condições: você pode copiar, distribuir e utilizar livremente, desde que cite a autoria com link para o artigo neste blog, não o utilize com finalidade comercial e não faça modificações no conteúdo.

16 novembro 2009

Deus cega e endurece

Com muita freqüência diz-se que Deus cega e endurece os réprobos, volve-lhes o coração, o inclina e o impele, como ensinei mais extensivamente em outro lugar. De que natureza seja isso, de forma alguma se explica, caso se recorra à presciência ou à permissão. Portanto, respondemos que isso se dá de duas maneiras. Primeira como se, com efeito, removida sua luz, nada resta senão trevas e cegueira; ou, retirado seu Espírito, em pedra se torna nosso coração; ou, cessando-lhe a direção, à tortuosidade se transvia, com razão se diz que ele cega, endurece, inclina àqueles a quem priva da capacidade de ver, de obedecer, de seguir retamente. A segunda maneira, a qual se aproxima muito mais à propriedade dos termos, é que, para executar seus juízos, mediante o ministro de sua ira, Satanás não só lhes determina os desígnios, como lhe apraz, mas ainda lhes desperta a vontade e firma os esforços.

João Calvino
In: Operação de Deus em cada ato

2 comentários:

Helder Nozima disse...

Louvado seja o Senhor, Clóvis, porque até mesmo a rebeldia e cegueira dos corações humanos estão sob Seu controle absoluto!

Elizeu Rodrigues disse...

Minhas dúvidas quanto a presciência divina são nulas, mas ao falarmos na cristologia, elas são deveras numerosas. Isso seria rebeldia de minha parte? Contudo, recorro sempre ao menino de 12 anos que fez perguntas da qual nunca obteve as respostas, seu nome é Jesus. Sem respostas, vai ao mundo consumar sua tese divina, isto é, a verdadeira fé em Deus.

Postar um comentário

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.