Já tem uma conta?

Translate this blog

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons nas seguintes condições: você pode copiar, distribuir e utilizar livremente, desde que cite a autoria com link para o artigo neste blog, não o utilize com finalidade comercial e não faça modificações no conteúdo.

10 novembro 2009

Dualismo cristão

Quando as pessoas, mesmo as cristãs, atribuem o bem a Deus e o mal a Satanás, elas estão afirmando a heresia do dualismo. Este ensina Deus e o diabo são poderes independentes, como se fossem dois titãs lutando igualmente pelo domínio do universo. Muitos cristãos, por causa dessa cosmovisão dualista, pensam que Satanás hoje está no controle porque o mal anda prevalecendo.

Algumas pessoas crêem nesse tipo de dualismo porque tentam proteger de Deus e tornar a crença deles mais fácil de ser absorvida. Tentam evitar que Deus, de alguma forma, esteja ligado à presença do mal no mundo. Fazendo isso, isto é, atribuindo toda a responsabilidade final do mal a Satanás, tornam a crença do aparecimento do mal uma doutrina mais digerível. Obviamente, é muito mais fácil pensar em Deus como o “sumo bem” e de Satanás como o “sumo mal”. Ainda que essas pessoas consideram o primeiro mais forte e mais poderoso que o segundo, não é assim que a Escritura apresenta o quadro do governo do mundo.

Heber Carlos de Campos
In: A providência e sua realização histórica

7 comentários:

Danilo Neves disse...

Nessa cosmovisão dualista, este versículo é uma "heresia inspirada": "Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram... e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado" Jó 42.11

Anonymous disse...

Seria o proprio Deus o autor do mal. Quem é de fato Satanás e qual o seu papel nesse mundo de seu Deus. Seria na verdade Deus: um Deus da IRA para os pobres mortais e um Deus misericordioso e amoroso para os calvinistas, (discipulos de calvino)? Pois pelo que estou entendendo a unica preocupação de Deus é com o bem estar e tranquilidade dos crentes na doutrina sintetizada por calvino.

Neto disse...

Sinceramente... Clóvis... Acho que vou tomar como lei pra mim o conselho do Helder (se não me engano).

Só responderei quem tiver a hombridade de NÃO se esconder atrás do "anônimo"...

zwinglio rodrigues disse...

Clóvis, paz!

Gostaria de ler o texto na íntegra... onde posso encontrá-lo? Ou ele é só isso mesmo?

Abraços!!

Heitor Alves disse...

Até o Diabo é servo de Deus!

Satanás não pode fazer nada se Deus não permitir. Lembram do dilema de Jó? Satanás queria "testar" Jó trazendo-lhes enfermidades e destruição. A quem Satã pediu permissão? Isso mostra a Soberania divina até nas ações do Diabo!

"O Diabo é o Diabo de Deus"

Clóvis disse...

Pr. Zwinglio,

Paz em Cristo!

O livro do Pr. Carlos de Campos "A providência e sua realização histórica" é publicado pela editora Cultura Cristã.

Como posso lhe enviar uma cópia do capítulo do qual a declaração foi extraída? Se puder me envie um email para clovis5solas @gmail.com (elimine o espaço antes do @).

Em Cristo,

Clóvis

Clóvis disse...

Heitor,

Essa frase, que vejo ser atribuída a Lutero, pode chocar muita gente. Um diabo a serviço de Deus é algo que os crentes em geral não gostam de admitir.

Mas o Pr. Heber, no livro do qual extraí a citação, explica que todo mundo trabalha para Deus, o Diabo inclusive.

Em Cristo,

Clóvis

Postar um comentário

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.