Já tem uma conta?

Translate this blog

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons nas seguintes condições: você pode copiar, distribuir e utilizar livremente, desde que cite a autoria com link para o artigo neste blog, não o utilize com finalidade comercial e não faça modificações no conteúdo.

07 janeiro 2010

Leandro Quadros: a pessoa, as atitudes e as doutrinas


Depois de algum tempo sem postar nenhum texto sobre o debate com o Prof. Leandro Quadros, retomo o assunto, explicando como a coisa começou e onde parou. O professor Leandro respondeu num programa de televisão a um questionamento sobre predestinação. Por discordar da resposta, escrevi o artigo Mirou na verdade, acertou na confusão. O artigo foi contestado pelo professor em Se preciso melhorar a pontaria o irmão Clóvis precisa pelo menos mirar, o qual, por sua vez foi respondido por mim em Preparar… Apontar… Desde então estou aguardando a prometida tréplica do professor.



A pessoa Leandro Quadros

Não conheço pessoalmente o professor Leandro e não sei de nada que não o recomende como pessoa. Não faço juízo sobre sua condição eterna ou sobre sua espiritualidade, esperando em Deus que ele esteja salvo ou venha a ser, pela graça de Deus. Nada do que escrevi ou escreverei refere-se ao homem Leandro Quadros quanto à sua vida interior ou privada, mas às suas atitudes enquanto consultor teológico e  doutrinas que defende publicamente.

As atitudes de Leandro Quadros

Ao longo do debate o professor Leandro tem apresentado algumas atitudes que considero erradas e que exponho a seguir.

Uma delas é fazer-se de vítima, procurando transmitir aos seus leitores e seguidores a impressão de que está sendo perseguido por defender a verdade. Referências às suas doutrinas ou ao seu método de debater são tomados como se fossem ataques pessoais. Seu objetivo, parece-me, é colocar a platéia contra os oponentes. Pior que se fazer de vítima,  contudo, é arrogar superioridade. Ostentar título de professor e fazer frequentes referências à pós-graduação em jornalismo, não perder oportunidade de "ensinar" a maneira correta de fazer alguma coisa e a presunção de sempre estar certo revelam isso. Outra falha do professor é prometer e não cumprir. Prometeu que me indicaria a página do livro "Divine Election" em que Berkouwer supostamente recomenda à igreja presbiteriana rever sua doutrina da predestinação, prometeu responder ao texto Preparar... Apontar... várias vezes e... até agora nada. Outra atitude reprovável é bloquear comentários em seu blog. Tem comentários meus pendurados desde dia sete de novembro do ano passado (dois meses!). A desculpa é que ele tem mais de 1000 comentários para moderar. Porém comentários postados no mesmo tópico bem depois do meu foram publicados e respondidos. A desculpa da desculpa talvez seja que meus comentários requeiram uma resposta mais elaborada e por isso não foram liberados ainda. Mas qual é o problema de publicar o comentário para que seus visitantes leiam e respondê-los quando tiver tempo? Além disso, comentários que nem requerem resposta, como votos de recuperação da saúde de sua esposa continuam aguardando moderação.

As doutrinas de Leandro Quadros

As atitudes do professor Leandro depõem contra sua imagem de apologista idôneo e as minhas críticas a elas não se dirigem à pessoa em si do mesmo, se é  que é possível separar vida pessoal e atividade pública. Ele demonstra estar mais interessado no reconhecimento que na verdade. Isso é reflexo das doutrinas que ele esposa.

Leandro Quadros é adventista e como tal adota como suas as doutrinas distintivas do adventismo. Porém, até o presente não é objetivo deste debate discutir as doutrinas adventistas, exceto naquilo que em que há intersecção com o tema em discussão, centrado na doutrina da predestinação e por decorrência desta, do livre arbítrio. Mas à parte destas doutrinas, preocupam-me algumas declarações dele quanto à salvação, as quais poderão ser apresentadas e consideradas no decorrer das postagens que se seguirão.

Basicamente, os pontos em que estamos discutindo são dois: a eleição é universal ou específica? se é universal, o livre arbítrio é capaz de mudar esse decreto da eleição? O professor Leandro defende que toda a humanidade está predestinada para a salvação, mas que pelo livre arbítrio o homem pode mudar essa predestinação e ser condenado. É nisto que nos concentraremos. 

Convido-o a acompanhar a série de artigos que serão publicadas.

13 comentários:

Neto disse...

Que Deus te ilumine, Clóvis.

Como eu ja disse, que seja destruido toda a base do engano.

Que Deus te faça um "trator"!

Clóvis disse...

Eu nasci numa cidade violenta, terra de jagunços (calma, gente, saí de lá pequeninho, sou da paz). Meu avô costumava dizer que quando havia um baile na cidade, era comum o seguinte diálogo:

- E aí, vai no baile?
- Sei não... estou com pouca bala.

Lembro isso a propósito do seguinte comentário de Leandro Quadros:

"Só terminarei de responder à “série” dele (e um artigo de Clóvis) – depois que tiver tempo. E, em seguida, farei uma oração por eles e deixarei o mais com Deus. Como o amigo disse: não dá para perder tempo com quem não quer seguir a Verdade (sem falar na falta de delicadeza ao se dirigir a mim…)" (Leandro Quadros, em 28/12/09)

Parece que ele, além de uma pontaria ruim, tinha pouca bala. Não devia ter aceitado o convite para o baile. Nem prometido aos seus fãs que refutaria todas as mentiras doutrinárias dos predestinistas. Mas como vimos acima, ele não lida bem com promessas.

Em Cristo,

Clóvis

Neto disse...

Sei que é experiente, mas vale lembrar:
Não será surpresa se mesmo com a Verdade na sua face ele declare "vitória", ou um "orarei para que Deus abra seus olhos"...

Só espero que muitos que leiam sejam conveRTidos, e não conveNCidos como agora o são, das bandas de lá, e de cá também...

Paulo Sardinha. disse...

Não consigo entender Leandro Quadros (e muitos outros), pois eles dizem crer na soberania divina, mas faz de certa forma tudo depender do homem(alguns vão falar que é só quase tudo, não tudo)...

Paulo

Anonymous disse...

Será que dá pra mudar de nome no céu? Hum...

Clóvis disse...

Seja bem vinda ao Cinco Solas, Dercy.

Deus te abençoe.

Clóvis

Neto disse...

Dercy Gonçalves?
Tem certeza que quer carregar esse nome pro resto da vida?
Já que vai trocar de nome, que tal um menos vexatório, tipo "Chuck Norris"?

Clóvis disse...

Ou Tião Macalé.

Ednaldo disse...

"Newton respondeu, 9 de janeiro de 2010 16:47

Vamos aguardar a conclusão dos fatos .... Eu mudo meu nome para Dercy Gonçalves se o Livre Arbítrio não prevalecer sobre a Eleição Calvinista.


Se na Biblia 1 dia representa um ano , o Mundo foi criados em 6 anos e nao em 6 dias ????????

Vamos nos unir e não contendar! [sic]"

Ótimos argumentos pró livre-arbítrio!!!

Dança Dercy!!

Helder Nozima disse...

Leandro, Newton, adventistas, arminianos, Clovis e amados,

Acabei de escrever a décima primeira parte de minha resposta ao professor Leandro. A palhinha de sempre:

“Sim, professor, Deus deseja que todos os homens sejam salvos, mas Jesus afirma que poucos são os que, efetivamente, andarão no caminho da vida. Veja, portanto, que Deus age de modo diferente de Seu desejo. A não ser que o senhor queira me dizer que Jesus estava enganado.”

Mais em http://reformaecarisma.blogspot.com/2010/01/ultima-resposta-leandro-quadros-parte.html

Graça e paz do Senhor,

Helder Nozima
Barro nas mãos do Oleiro

Anonymous disse...

O Leandro quadros é um homem mto integro e verdadeiro...se vc parar p/ analisar encontrará á verdade......."Conhecereis a verdade e ela vos libertará"...

Anonymous disse...

Clóvis gostaria de te enviar um estudo que apresentei para materia de metodologia para o Instituto que estudo, sobre 1844 na teologia adventista. Em breve postarei no site www.mcapologetico.com
Gostaria que vc lesse, se me der essa honra?
ass Luciano
meu e-mail é lucianosena30@hotmail.com ou no e-mail de contato do site.

Anonymous disse...

Sobre o adventismo seria bem interessante ver a mentalidade doentia de Ellen white esposta pelo ex-adventista ( mas ainda sabatista ) Dirck Anderson o site é:http://ellenwhiteexposed.com/port/woc.htm tive nauseas teologicas ao ler isso...
muito semelhante ao que Walter rea publicou. O apologista adventista precisa mirar tantas coisas ainda...
ass Luciano

Postar um comentário

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.