Já tem uma conta?

Translate this blog

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons nas seguintes condições: você pode copiar, distribuir e utilizar livremente, desde que cite a autoria com link para o artigo neste blog, não o utilize com finalidade comercial e não faça modificações no conteúdo.

03 março 2010

Experimentamos avivamento no Brasil?

Não é possível duvidar de que há focos de avivamento no Brasil hoje. Mas o crescimento dos movimentos evangélicos em si não justifica necessariamente o rótulo. A palavra avivamento surge da palavra “vida”, não apenas significando movimentação e barulho. Requer sinais verídicos da vida de Deus, sinalizando sua presença e ação no meio do seu povo. Felizmente, o livro de Atos dos apóstolos nos oferece um padrão genuíno para que possamos comparar os “avivamentos” modernos. A história da igreja também nos fornece exemplos de despertamentos que causaram impacto nos indivíduos e nas regiões. Fizeram diferença na história da humanidade e transformaram a feição do evangelicalismo e das missões.

Dr. Russel Shedd
In: Avivamento e renovação, Shedd Publicações

7 comentários:

Esli Soares disse...

Clóvis...

Tenho refletido se o avimento é um acontecimento espicial ou se, na realidade do Reino, é uma constância...

Será que não é por que estamos tão desacostumados com Deus que tudo parece tão novo?

Esli Soares

Clóvis disse...

Esli,

Li de alguém, não lembro quem, que o avivamento "é o estado natural da igreja". Ou deveria ser.

Em Cristo,

Clóvis

Voltaire Theologos disse...

O livro de onde voce retirou este texto parece ser bem interessante. Não conheço esta obra. Sobre o avivamento,entendo que devemos primeiro conhecer qual seja a boa e perfeita vontade de Deus para a sua Igreja nos últimos dias. Realmente perbemos que muita gente tenta forjar "avivamentos",geralmente em benefício próprio.

Clóvis disse...

Voltaire,

Creio que tudo começou com Charles Finney, que entendia que o avivamento era uma técnica humana e que poderia ser produzido. É claro que ele estava errado, mas até hoje as pessoas pensam em avivamento em termos finneyanos.

Quanto à obra, recomendo o autor. Russel Shedd é, talvez, o maior teólogo brasileiro nos dias de hoje.

Em Cristo,

Clóvis

zwinglio rodrigues disse...

Clóvis, paz!

Avivamento sem marcas de arrependimento não passa de barulho mesmo...
*
Um que muito me inspira é o do País de Gales "sob a liderança" do evangelista Evan Roberts.
*
Fique em Paz!

Clóvis disse...

Zwinglio,

Ao ler seu comentário, dei uma pesquisada rápida sobre o avivamento de Gales e o primeiro link que abri trazia a seguinte informação:

"Evan Roberts tinha apenas vinte e seis anos de idade quando irrompeu o avivamento. Sua irmã, Mary, que foi uma parte tão importante da obra, tinha dezesseis. Seu irmão Dan e o futuro marido de Mary, Sydney Evans, estavam ambos com cerca de vinte anos. As "Irmãs Cantoras", que foram usadas grandemente, estavam entre as idades de dezoito e vinte e dois anos. Milhares de jovens se converteram e eram imediatamente enviados por toda a terra testificando da glória de Deus. Criancinhas tinham suas próprias reuniões de oração e testemunhavam ousadamente aos pecadores mais endurecidos. As capelas ficavam superlotadas de jovens."

Em Cristo,

Clóvis

zwinglio rodrigues disse...

Clóvis,

Para Evans eram "Os Quatro Pontos" [assim se chamava a sua mensagem básica] condições essenciais para que o avivamento viesse.
São os seguintes:
*
1 - Todo pecado deve ser confessado a Deus e deve haver arrependimento
2 - Não pode haver nenuhma nuvem entre o crente e Deus
3 - Devemos obedecer ao Espírito Santo
4 - Deve haver confissão pública de Cristo como Salvador
*
Eu tenho um exemplar do livro de Rick Joyner [O Mundo em Chamas] que trata do avivamento galês. Veja as seguintes informaçoes sobre esse avivamento.
*
BLAENAVON - Na noite de sábado, uma banda de moças entre as idades de 14 a 16 anos organizou reuniões de oração em diferentes lugares nas ruas principais.
*
DOWLAIS - Em uma reunião recente, com não menos de 214 pessoas, os acontecimentos levaram à formação de uma grande classe de estudo bíblico. Esse interesse pelas Escrituras Sagradas é resultado do avivamento presente.
*
BRYNCETHIN - Os cultos agora aqui tem sido todas noites há quinze semanas, e um grande número d convertidos, decidiram ter uma aula de estudo bíblico duas noites por semana, e essas aulas são frequentadas por um número muito grande de pessoas.
*
CARDIGAN - Uma reunião no Tabernáculo Calvinista da Igreja Metodista, onde o Rev. Seth Joshua estava conduzindo uma missão, prolongou-se até depois da meia-noite. Foi uma reunião maravilhosa e será lembrada por muito tempo por causa do derramamento do Espírito Santo. A maioria das 1.200 pessoas presentes estava de joelhos simultaneamente e permaneceu nesta atitude por quase 2 horas. Sabe-se que muitas pessoas aceitaram a Cristo.
*
HOLYHEAD - Nesta cidade importante, bêbado é coisa do passado e a polícia está tendo um tempo de calma. Houve relato de 500 convertidos.
*
BLAENAVON - Todas as igrejas da cidade tiveram recentemente uma procissão combinada pelas ruas e agora foi arranjada uma segunda MARCHA <-.
*
E tem muito mais relatos de manifestações de avivamento. A questão da pouca idade de Roberts e seus irmãos, e dos demais avivalistas, me empolga demasiadamente. Pra mim, repito, o avivamento galês é por demais impactante.
*
Abraços!

Postar um comentário

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.