Já tem uma conta?

Translate this blog

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons nas seguintes condições: você pode copiar, distribuir e utilizar livremente, desde que cite a autoria com link para o artigo neste blog, não o utilize com finalidade comercial e não faça modificações no conteúdo.

01 abril 2010

A descida do Salvador ao inferno - 1

a. Esta doutrina na Confissão Apostólica (Credo).

Depois de mencionar os sofrimentos, a morte e o sepultamento do Senhor, a Confissão prossegue com estas palavras: “Desceu ao inferno (hades)”. Esta afirmação não é um artigo tão antigo nem tão universal do Credo como os demais. Foi usada pela primeira vez na forma do Credo de Aquiléia (cerca de 390 A. D.), “descendit in inferna”. Entre os gregos, alguns traduziram “inferno” por “hades”, e outros por “partes inferiores”. Algumas formas de Credo, nas quais se acham essas palavras, não mencionam o sepultamento e omitem a descida ao hades. Rufino observa que elas contêm a idéia da descida nas palavras “foi sepultado”. Mais tarde, porém, a forma romana do Credo acrescentou o artigo em questão após sua menção do sepultamento. Calvino argumenta acertadamente que para aqueles que as acrescentaram após a expressão “foi sepultado”, elas só tinham que denotar uma coisa adicional. Deve-se ter em mente que essas palavras não se acham na escritura, e não se baseiam em proposições diretas da Bíblia como se dá com os restantes artigos do Credo.

Louis Berkhof
In: Teologia Sistemática

5 comentários:

Anonymous disse...

Como devemos compreender 1Pe3.19 que diz que Jesus pregou aos espíritos presos em pisão?

Luciano disse...

Cristo pregou aos espiritos em prisão quando ressucitou.

Luciano disse...

Mas espíritos aqui entendo como 'demonios' e pregou vitória. Sua ressurreição foi a proclamação disso.

Clóvis disse...

Anônimo,

Haverá mais duas postagens sobre o tema. Quem sabe sua dúvida não será respondida?

Em Cristo,

Clóvis

alexandre lotti disse...

Graça ePaz Hermano.
dê uma olhada em http://teobrasilis.blogspot.com
temos algo em comum.
fique na Paz.

Postar um comentário

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.